Seguro de Frota de Veículos – Seguro Corretor

Muito utilizado por empresas que possuem um volume de veículos, mas também indicado para pequenos negócios que realizam entregas com carros e motos ou para quem possui veículos em sua posse.

Em todo caso, esse seguro vem para diminuir a preocupação com relação a integridade dos veículos, garantindo suporte necessário em caso de <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip='<div class=glossaryItemTitle>Sinistro</div><div class=glossaryItemBody> <p class=”has-text-align-left”>É um fato ocorrido que gere dano ao bem segurado.</p> <br /> <p>. . . </p> <br /> <figure>

</figure> <br /> <p>. . .</p> <br /> <p></p> </div>’>sinistro. Vamos entender melhor essa modalidade de seguros.

O que é seguro de <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="
Frota
<!– wp:paragraph –> <p>Grupo de veículos, aeronaves ou embarcações pertencentes a um mesmo dono, sejam todos de mesmo modelo ou diferentes modelos.</p> <!– /wp:paragraph –>
“>frota de veículos?

É a contratação de um seguro que ofereça <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="<div class=glossaryItemTitle>Cobertura</div><div class=glossaryItemBody> <p>Garantia(s) de proteção contra riscos/sinistros descritos nas apólices dos seguros. Exemplo: roubo/furto, incêndio, colisão, alagamento. Também conhecido como “garantia”.</p> </div>”>cobertura de serviços para quatro ou mais veículos desde que seja requisitado pela mesma pessoa física ou jurídica.

Por isso não é preciso contratar seguros individuais se você possui ou trabalha com vários veículos, porém, algumas seguradoras podem exigir um número mínimo para assegurar nessa modalidade.

Por que fazer?

Ao conduzir um veículo automaticamente você já se torna vulnerável a diversos <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="<div class=glossaryItemTitle>Riscos</div><div class=glossaryItemBody> <p>É a probabilidade de ocorrer um dano ao bem segurado, seja a qualquer tempo, que pode levar a prejuízos econômicos.</p> </div>”>riscos, imagina ter em sua responsabilidade uma quantidade considerável de veículos em trânsito todos os dias e possivelmente ao mesmo tempo!

Nas grandes cidades é muito comum ocorrências de acidentes de trânsito, <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="

Roubo
<!– wp:paragraph –> <p>É o porte de forma violenta de um bem que não de sua propriedade e que não representa sua posse. Sempre de forma violenta e arbitrária a lei.</p> <!– /wp:paragraph –>
“>roubo, <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="
Furto
<!– wp:paragraph –> <p>Subtração de um bem, total ou parcial, sem ameaça ou violência.</p> <!– /wp:paragraph –>
“>furto, inundações e é preciso estar preparado para lhe dar com situações como as descritas acima.

O seguro tem o objetivo de poupar prejuízos causados ao <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="

Bem
<!– wp:paragraph –> <p>Aquilo que pode ser possuído por uma pessoa física ou pessoa jurídica podendo ser algo, direito ou ação.</p> <!– /wp:paragraph –>
“>bem e a terceiros em caso de acidentes que coloquem em risco o condutor e outros motoristas que podem nem mesmo terem seus veículos assegurados.

Oferece proteção ao investimento da sua frota, ressarce despesas médicas, assume indenizações de ações judiciais, se responsabiliza por prejuízos de reparos e te resguarda de ações de criminosos como roubo ou furto do veículo ou algum componente do mesmo.

Como contratar ?

A maneira mais segura de se contratar um seguro de frota de veículos é contatar um corretor de seguros qualificado, referenciado e competente. 

O Corretor de Seguros é o profissional que representa o <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="<div class=glossaryItemTitle>Segurado</div><div class=glossaryItemBody> <p>É a pessoa física ou jurídica que possui os riscos cobertos pelas cláusulas do seguro. A seguradora assume os riscos perante a essa pessoa, na assinatura do contrato, desde que ambos estejam em dia e conforme com as obrigações nele contidas.</p> </div>”>segurado junto à seguradora e poderá auxiliar em todas as etapas de contratação do seguro. 

O corretor de seguros irá então fazer cotação em uma ou mais seguradoras, considerando as suas necessidades de forma a definir o melhor plano para você, conciliando serviços e valores.

Quanto custa um seguro de frota de veículos?

Essa modalidade apresenta algumas diferenças do seguro individual, já começando por não definir um único perfil para os condutores e para a realização do cálculo do prêmio é observado o desempenho total da frota.

Portanto o valor do prêmio pode variar entre as seguradoras, considerando a finalidade de utilização dos veículos, o ramo de atuação da empresa, as regiões mais comumente de circulação e como será composta a frota são fatores de influência para precificação.

A cobrança de pagamento dos custos relacionados a emissão da <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip='<div class=glossaryItemTitle>Apólice</div><div class=glossaryItemBody> <div class=”wp-container-61455fbd2c178 wp-block-group”><div class=”wp-block-group__inner-container”> <p>Contrato do seguro. </p> <br /> <p>A apólice é o contrato assinado entre o segurado e seguradora no qual o segurado transfere à seguradora a responsabilidade sobre os riscos do bem ou da pessoa segurada. </p> <br /> <p>Na apólice estão descritas todas as cláusulas e condições gerais, particulares e especiais do seguro</p> </div></div> <br />

</div>’>apólice é realizada uma única vez.

O que difere a contratação do seguro de frota para o seguro individual?

A principal diferença está na forma de emissão da apólice, enquanto que no seguro de frotas é emitido um único contrato abrangendo todos os veículos que serão assegurados, no seguro individual é emitida uma apólice para cada veículo.

O seguro para frotas realizará uma análise que leva em consideração o conjunto da frota, a quantidade e categoria dos veículos, região com maior índice de circulação, atividade da empresa e/ou dos condutores, histórico de sinistros, entre outras informações.

Essa análise específica pode influenciar tanto no valor do prêmio quanto nas coberturas. Diferente do seguro individual, essa modalidade não exige especificações dos condutores.

As seguradoras que fornecem esse serviço de frota, costumam ter maior flexibilidade e aceitam maiores riscos que os veículos possam sofrer. A ocorrência de sinistro de um único veículo não necessariamente irá alterar o valor do prêmio.

Quais são os tipos de seguro de frota?

Existem duas categorias principais para essa modalidade que vão se diferenciar basicamente na forma como será feito o <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="<div class=glossaryItemTitle>Pagamento do prêmio</div><div class=glossaryItemBody> <p>Valor que precisa ser quitado pelo segurado conforme informado na apólice, endosso ou fatura correspondente e representa a obrigação financeira do contratante (segurado) com relação ao fornecedor do seguro.</p> </div>”>pagamento do prêmio:

Grupos de Afinidade

A seguradora emite uma única apólice com certificados de seguro individual que será distribuído para cada integrante do grupo de frota.

O pagamento é realizado de forma independente para cada veículo, geralmente pelos próprios empregados.

O seguro também pode ser pago em uma única parcela ou dividido entre empregador e empregados estabelecendo proporções de comum acordo.

<span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip='<div class=glossaryItemTitle>Apólice</div><div class=glossaryItemBody> <div class=”wp-container-61455fbd2c1c1 wp-block-group”><div class=”wp-block-group__inner-container”> <p>Contrato do seguro. </p> <br /> <p>A apólice é o contrato assinado entre o segurado e seguradora no qual o segurado transfere à seguradora a responsabilidade sobre os riscos do bem ou da pessoa segurada. </p> <br /> <p>Na apólice estão descritas todas as cláusulas e condições gerais, particulares e especiais do seguro</p> </div></div> <br />
</div>’>Apólice coletiva

Toda a frota de carros costuma estar no nome de uma única pessoa, física ou jurídica, portanto a apólice é emitida apenas em seu nome, sendo a cobrança única.

Pode ser adicionado novos veículos durante o prazo de <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="<div class=glossaryItemTitle>Vigência</div><div class=glossaryItemBody> <p>É o período em que uma apólice de seguro está ativa e seus riscos estarão cobertos caso o segurado esteja com suas obrigações contratuais em dia.</p> </div>”>vigência da apólice realizando o pagamento dos prêmios correlacionados.

É possível incluir veículos de empresas subsidiárias e de diretores legalmente reconhecidos se a apólice for emitida para pessoa jurídica.

Quais são os principais benefícios?

A gestão do seguro dos veículos é facilitada, uma vez que para a frota é emitida uma única apólice para todos os veículos segurados.

Essa prática propicia bons descontos no momento de negociar, proporcionando economia já que os custos do prêmio serão cobrados de uma vez.

Se apenas um dos veículos sofrer sinistro a seguradora pode reconsiderar e não permitir que o valor do prêmio sofra alterações consideráveis, já que o valor é calculado com base no desempenho da frota e não de forma individual.

Coberturas do seguro de frota de veículo

As coberturas básicas podem contar com proteção a colisão, incêndio, roubo, furto e explosão, mas, para atender as necessidades de todos, as seguradoras oferecem coberturas adicionais que se adequam a cada perfil de contratante, vejamos algumas opções:

  • Carro reserva:
    Em situações em que um dos veículos tiver sido roubado ou furtado e em casos de reparos devido a algum acidente, a seguradora disponibiliza um carro reserva para que você não tenha prejuízos nesse período.
  • Extensão de reboque:
    Se sua frota percorre longas distâncias e a quilometragem oferecida gratuitamente não é suficiente, esse serviço adicional garante o reboque em qualquer lugar.
  • Acidentes pessoais por ocupante:
    Essa cobertura assegura ao motorista e <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="<div class=glossaryItemTitle>Passageiro</div><div class=glossaryItemBody> <p>É a pessoa que está sendo transportada, seja por meio pago ou não.</p> </div>”>passageiro
    garantia em caso de morte ou <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="<div class=glossaryItemTitle>Invalidez</div><div class=glossaryItemBody> <p>Incapacidade temporária ou definitiva, parcial ou total que impossibilita o pleno exercício de atividades por causa de um acidente ou uma doença.</p> </div>”>invalidez parcial e permanente. Desde que seja decorrente exclusivamente por acidente de trânsito e os envolvidos estejam dentro do veículo.
  • Reembolso de despesas extras:
    Em caso de <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip="<div class=glossaryItemTitle>Indenização</div><div class=glossaryItemBody> <p>Pagamento feito pela seguradora ao segurado quando ocorre um sinistro coberto pela apólice de seguro.</p> </div>”>indenização
    , fica garantido o pagamento de despesas extras que podem advir do sinistro.
  • Lucros cessantes:
    Se o veículo ficar indisponível por algum motivo, essa cobertura garante o pagamento de diárias pelos dias não trabalhados ao segurado.
  • Acessórios:
    A cobertura abrange os acessórios roubados ou danificados de dentro do veículo, como aparelhos de som e GPS.

Apesar de existir uma única apólice, os sinistros são analisados de forma individual a cada veículo pertencente a frota.

A indenização para sinistros parciais cobre o valor do concerto mediante o pagamento da <span aria-describedby="tt" class="glossaryLink" data-cmtooltip='<div class=glossaryItemTitle>Franquia</div><div class=glossaryItemBody> <p>Valor determinado na apólice, pode ser espécie ou percentual do valor total do seguro, pago pelo segurado em caso de utilização do seguro devido a ocorrência de sinistro.</p> <br />

</div>’>franquia pelo segurado. Na ocorrência de sinistros integrais, a indenização ocorre de forma total, considerando o valor de mercado do veículo e o acordo em contrato.

Nos casos de furto e roubo, o sinistro terá indenização integral se o veículo não for encontrado, nesse caso, não há necessidade de pagar taxa de franquia.

Conclusão

Ao longo do artigo foi possível entender o quão benéfico pode ser contratar um seguro para frotas e por consequência a economia que pode gerar para a empresa.

Antes de tudo, seja cauteloso ao contratar os serviços de uma seguradora, com o auxílio de um corretor de seguros, lembre-se de certificar a reputação da empresa e se todos os itens solicitados então corretos e de acordo com o que foi determinado por você!

O post Seguro de Frota de Veículos apareceu primeiro em Blog Seguro Corretor.

Autor: segurocorretor

O site segurocorretor.com nasce com o objetivo de difundir o conhecimento acerca de seguros, seguradoras e corretores de seguros, promovendo o desenvolvimento do mercado segurador. O site é destinado tanto para clientes que buscam informações a respeito de seguros quanto corretores em busca de materiais e conteúdos para melhorar sua atuação. Por isso, o blog seguro corretor contém conteúdos sobre os seguintes temas: mercado segurador e seguradoras, seguros para pessoas físicas, seguros para pessoas jurídicas, seguro rural, veículos, e conteúdos exclusivos para corretores de seguros em todos os ramos de atuação. Para mais informações acesse o site. https://segurocorretor.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s